BLOG

Não deixe sua carreira depender da sorte.

Existem inúmeros livros de carreira ou de autoajuda que versam sobre as oportunidades que temos para o desenvolvimento da vida profissional.

Alguns autores, mais pessimistas, dizem que as oportunidades são como cavalos selados que passam uma única vez à nossa frente e por isso temos que estar sempre preparados para montar e assim aproveitar o que a sorte nos apresenta.

Assine nossa newsletter e receba todas as atualizações da 4winners.

Outros dizem que sorte é a conjunção de oportunidade com preparação. Gosto dessa definição com a ressalva de que a oportunidade é a consequência de uma boa preparação. É muito pouco provável que apareçam boas oportunidades para quem não está previamente preparado.

Partindo dessa premissa, o que eu defendo mesmo é que, durante o processo de preparação para aquilo que desejamos de fato, aquele sonho profissional ou de vida, nós vamos construindo as oportunidades.

Acredito que as oportunidades nunca são desproporcionais à nossa preparação, portanto temos que ficar atento ao que estamos fazendo, que imagem estamos passando para o nosso entorno e qual é o nível de dedicação que temos para buscar os nossos objetivos.

Sorte indica casualidade e é muito usada para justificar frustrações quando não alcançamos nossas metas, dizendo que não fomos agraciados com ela ou, pior ainda, dizendo que aqueles que alcançaram seu intento o fizeram por “pura sorte”.

Portanto sorte não existe, não com essa conotação e o cavalo selado é uma boa metáfora para mostrar que quando estamos devidamente preparados, as oportunidades aparecem e temos que ser rápidos para percebê-las e aproveitá-las, mas com certeza esse cavalo não é único e nem tampouco raro.

O cavalo selado das boas oportunidades pode passar inúmeras vezes ao longo de nossa carreira profissional, porém é importante saber que sua passagem é proporcional ao nível de atenção que estamos dando ao nosso desenvolvimento.

Só espere por sorte, oportunidade ou cavalo selado se você estiver trabalhando duro na construção de sua carreira. Você é o responsável por sua boa sorte.

Luiz Eduardo Neves Loureiro 

Gostou do post? Quer continuar acompanhando nosso blog? Siga nossa fan page no Facebook.

4winners Análises e Soluções Empresariais