BLOG

O Homem que Faz Perguntas

Muita boa a edição nº 84 da revista HSM Management. A seção Alta Gerência traz uma entrevista com Jim Collins, acadêmico, pesquisador e consultor de empresas. A matéria mereceu destaque na capa da revista, talvez porque Collins seja um dos mais citados entre os potenciais sucessores de Peter Druker, considerado o papa da administração, falecido em novembro de 2005.

Jim Collins menciona uma de suas pérolas, o“primeiro quem, depois o quê”, para explicar a importância das pessoas certas nos lugares certos. Para exemplificar ele cita a fórmula da empresa Nucor, refernciada em um de seus livros: “Contratávamos cinco pessoas, que de tão eficazes equivaliam a dez pessoas e as remunerávamos como se fossem oito”. Isso não é sensacional?

Parece. Pena que não é a realidade da maioria das empresas…

A revista trás também uma matéria sobre os papéis que os líderes têm que assumir para conduzir processos de sustentabilidade nas organizações, assinada por Daniel Goleman e Christoph Lueneburger.

Finalmente destaco o dossiê As Donas do Mercado, sobre a força das mulheres no mercado consumidor visto que são “responsáveis pela maioria das decisões de compras e dos gastos em bens e serviços… representam uma força de trabalho equivalente a 3 bilhoes de pessoas…”

Tanto pela forma fácil de Jim Collins falar sobre gestão de pessoas, como pela necessidade de pensarmos e agirmos na sustentabilidade organizacional, ou ainda pela força e relevância das mulheres no mercado de trabalho e no consumo, adorei a revista deste bimestre.

 

Gostou do post? Quer continuar acompanhando nosso blog? Siga nossa fan page no Facebook.

4winners Análises e Soluções Empresariais