BLOG

O buraco na cama

Sábado, meio dia, Liza ainda está na cama e não quer sair. A semana tinha sido pesada: cobranças de todos os lados e, ao chegar em casa na sexta feira, brigara com os pais, pois não tinha apetite para jantar.

Assine nossa newsletter e receba todas as atualizações da 4winners.

A porta estava trancada, sua mãe já mandara quatro mensagens pedindo desculpas e convidando-a para irem à sua sorveteria preferida. Liza não queria conversar com ninguém, muito menos tomar sorvete, a ideia de comer retorcia seu estomago: passou a semana vomitando de nervoso e ansiedade.

Para passar o tempo, acessava a internet e digitava seus sintomas. Os resultados não eram muito animadores, todos indicavam depressão, crise de ansiedade ou uma tal Síndrome de Burnout, mesmo que ela não se encaixasse em todos os sintomas.

Liza não está sozinha, segundo o relatório do IBGE de 2013 da “Pesquisa Nacional de Saúde do Escola”, 7,2% dos estudantes do último ano do ensino fundamental relataram se sentir sempre ou quase sempre humilhados por provocações dentro da escola nos trinta dias anteriores ao levantamento. E, de acordo com levantamento do portal Vagas.com.br feito com 4.9 mil pessoas, 52% já enfrentaram assédio moral ou sexual no trabalho, sendo que 87,5% delas não denunciaram a conduta. Entretanto nunca se sentiu tão solitária.

As consequências do assédio moral e do bullying são também sentidos pelas empresas e escolas, sendo as mais comuns a queda na produtividade e desempenho, aumento do absenteísmo, falta de crença na liderança e a criação de uma atmosfera pessimista.

No caso das empresas, tais fatores acarretam em prejuízos e alta rotatividade de funcionários, além de atrasos na entrega dos projetos. Nas escolas, podem ocorrer brigas entre os alunos e a brusca queda no desenvolvimento discente.

Sua mãe manda uma nova mensagem dizendo que irá arrombar a porta caso ela não abra. Liza está exausta e só quer cavar um buraco em sua cama para nunca mais sair.

Cristina Chaim
Publicitária formada pela USP, é voluntária no CISV e atua como gestora de comunidades sociais corporativas online.

Se você se interessa por este tema, acesse outros textos e vídeos publicados pela 4winners.

Gostou do post? Quer continuar acompanhando nosso blog? Siga nossa fan page no Facebook.

4winners Análises e Soluções Empresariais