BLOG

Just another WordPress.com site (Somente mais um site WordPress)

Em meados de 2008, quando decidi retomar meu blog, o WordPress começava a ganhar espaço nas blogosferas. Disseminava-se assim uma ferramenta de construção de blogs criada em 2003 com características totalmente inovadoras. Poder e simplicidade eram oferecidos simultaneamente. Poder, por oferecer ótimos recursos – que antes só existiam em aplicativos para sites – aliados aos, então, novos recursos da Web 2.0 tais como a folksonomia (tagueamento), multiautoria, e tracks e pings backs. Além disso, ao contrário das ferramentas de blogs oferecidas pelo Google, Yahoo e MSN, dava liberdades de publicação, hospedagem e integração como nenhuma outra.

Ainda não existia literatura técnica. Eram poucos os profissionais que conheciam a ferramenta e menor ainda o número de web designer e web developers que não viam nela uma ameaça ao seu ofício. Fiz uma palestra sobre Web 2.0, na Livraria Cultura de Brasília, a convite da Fundação Universa, e não conseguiram livros sobre WordPress para colocar à venda, como sempre fazem. Também não havia livros sobre Twitter e Facebook.

Depositei todas as minhas fichas no WordPress. Sabia do potencial que oferecia como ferramenta de construção de sites (num tempo em que a sigla CMS era desconhecida) e percebi todas as características de bom modelo de negócio que oferecia: gratuidade, crowdsourcing, comunidade colaborativa internacional e etc. Especifiquei o site da nossa empresa www.qualid.com.br  em WordPress. Foi brilhantemente desenvolvido pela Monumenta (antiga Mens InfoDesign). Concebi e customizei sites e blogs para clientes, em WordPress, desde então.

Fico feliz em saber que hoje mais de 12% de todos os sites que se vê são feitos em WordPress e que o aprimoramento e difusão não cessa. Com a nova versão 3.1 é possível criar sites complexos e sofisticados. Reconheço a contribuição que o WordPress vem dando para a documentação e difusão do conhecimento humano – talvez maior que a Wikipedia e só menor que o Google.

São, portanto, satisfações enormes tanto conceber e especificar um novo site próprio em WordPress (agora magistralmente desenvolvido pelo amigo Érico, da http://www.imstudio.com.br/ ) quanto admirar o resultado e ver os objetivos da 4winners atendidos no que a Web 2.0 tem de melhor: colaboração, interação, resultados de busca, referências, compartilhamento, participação e aferição de resultados.

Gostou do post? Quer continuar acompanhando nosso blog? Siga nossa fan page no Facebook.

4winners Análises e Soluções Empresariais