BLOG

Escrevendo sob o Novo Código Ortográfico

O Novo Código Ortográfico Brasileiro foi instituído pelo decreto de nº 6583, em 29/09/08, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O decreto estabelece algumas normas durante o período de transitoriedade para a nova grafia, que começou dia 1º de janeiro de 2009 e vai até 31 de dezembro de 2012. Durante este tempo, conviverão as ortografias anterior e prevista.

Neste site, procuraremos escrever sob as normas da nova ortografia. Vamos aproveitar esse período de transitoriedade para praticar o que deverá ser obrigatório a partir de 2013. Ideias (sem acento) ou anti-social (sem hífen) é difícil até para o corretor do Word e do WordPress.

Nossos irmãos lusófonos de Portugal e outros países terão mais dificuldades. Para eles, 2.600 palavras sofrerão mudanças (cerca de 1,6% das existentes). Nós teremos que nos adaptar à nova forma de escrever cerca de 812 palavras. As pronúncias continuarão com a liberdade fonética das especificidades culturais.

Um Guia da Reforma Ortográfica ou um Conversor Ortográfico podem ser baixados do R7, que é recomendado pelo Ministério da Cultura.

 

Gostou do post? Quer continuar acompanhando nosso blog? Siga nossa fan page no Facebook.

4winners Análises e Soluções Empresariais