BLOG

Educação Continuada

A educação continuada é uma das formas utilizadas pelas empresas para manterem seus profissionais atualizados e competitivos em um mercado cada vez mais exigente e seletivo. É muito útil também para profissionais que fazem a autogestão de suas carreiras e sabem que a empregabilidade está diretamente ligada ao conjunto de habilidades e conhecimentos que carregam, não delegando essa responsabilidade para a empresa que trabalham.

Representa uma quebra do paradigma de que formação acadêmica e acumulo de experiência profissional são suficientes para a constante progressão na carreira, contudo, essa modalidade do ensino executivo é muito suscetível ao nível de interesse e de participação dos “alunos”. Isso quer dizer que as pessoas precisam se interessar e se envolver com o processo para que a sua efetividade seja percebida.

Inúmeras empresas e instituições vêm utilizando esse método para:

1-manter e melhorar a capacitação de seus funcionários;

2-para troca de melhores práticas e unificação de procedimentos;

3-como ferramenta de gestão do conhecimento, já que a experiência e conhecimento pré-existente no grupo é amplamente utilizado e multiplicado entre os participantes.

Não existe um modelo específico para a educação continuada, ela pode ser aplicada em forma de sala de aula convencional, como workshops, seminários, off sites, entre outros. O importante é que os princípios da andragogia – arte ou ciência de orientar adultos a aprender– sejam devidamente aplicados, pois eles reduzem o aspecto estritamente teórico do conhecimento gerado e reforçam a percepção de aplicabilidade prática, provocando, como efeito adicional, uma grande sinergia e motivação para o trabalho.

Gostou do post? Quer continuar acompanhando nosso blog? Siga nossa fan page no Facebook.

4winners Análises e Soluções Empresariais