BLOG

A nova maneira de competir segundo Michael Porter

“O modelo capitalista se encontrava dentro de uma redoma de vidro, onde só satisfazia necessidades convencionais de consumidores convencionais; está na hora de as empresas competirem de forma mais abrangente e sofisticada”.  Assim começa a entrevista com Michael Porter, “O Pai da Estratégia” na revista Management nº 88. Nela, Porter discorre sobre a sua nova bandeira (nova?), a criação de valor compartilhado ou CVC que, nada mais é do que “o valor econômico gerado por empresas atendendo a necessidades de cunho socioambiental que sejam parte de seu core business”.

Nenhuma novidade para quem for iniciado no tema desenvolvimento sustentável, mas muito importante para que os executivos mais pragmáticos comecem a prestar mais atenção no assunto. Michael Porter, quando fala de estratégia facilita este movimento.

 

A Management nº 88, como vem sendo praxe na revista, dá um grande destaque para o tema Mídia e Entretenimento. Desta vez na seção Dossiê. Em 26 páginas “mostra como canais de TV, estúdios de cinema, distribuidores de música, editores de livros e jornais, fabricantes de aparelhos eletrônicos e afins buscam novos modelos de negócio para atuar na era da internet”. Aliás, internet também deve ser foco de atenção das empresas ditas “convencionais”.

Vejam ainda: inovação e design sob o ponto de vista de Paola Antonelli, a italiana curadora do MoMA de Nova York; Gary Hamel sugerindo cinco sub-rankings de inovação: 1) Principiantes, 2) Laureados com o Nobel, 3) Artistas, 4) Ciborgues, 5) Renascidos. Hamel procura, desta forma, facilitar a definição de “quem é realmente inovador”.

Finalmente recomendo a matéria “Plataforma – Cocriação – Desenvolvimento” de autoria de Venkat Ramaswamy e André Coutinho, dois experts em estratégia. Eles procuram mostrar como a Cocriação, que se baseia nos pilares  1) Transparência, 2) Acesso, 3) Diálogo e 4) Reflexibilidade,  tem “o potencial de gerar algo que vai muito além do crescimento econômico geralmente almejado, promovendo crescimento inclusivo rumo ao desenvolvimento”. Isso é tudo que o mundo corporativo precisa.

A Management é uma excelente fonte de informação e inspiração para os executivos e gestores em geral.

Gostou do post? Quer continuar acompanhando nosso blog? Siga nossa fan page no Facebook.

4winners Análises e Soluções Empresariais